Acompanhando a evolução das operações logísticas a mais de 14 anos, tempo a ser considerado, porém não tão grande assim, vimos e ouvimos nascer vários conceitos, idéias e palavras para muitos tipos de operações. Algumas se tornaram realmente efetivas e outras caíram em descrédito.
Atualmente, estou acompanhando alguns projetos e quem sabe estamos a frente de um novo conceito que não sei dizer o nome mas que pode vir a ser tornar uma regra dentro das organizações que tem operações sejam elas logísticas ou de qualquer outra espécie.
Estou chegando a esta conclusão pois não temos a capacidade de diferenciar o que é Regra é o que Exceção dentro de uma operação, porque falo isto?
Porque tenho visto empresas de todos os segmentos e tamanhos acompanhando suas operações na Integra não conseguindo diferenciar a regra da exceção, gerando assim custos, demora na tomada de decisão, falta de atenção dos pontos que estão fora do padrão, dentro outros fatores.
Entendemos que dentro de uma operação, seja ela logística ou de qualquer outra espécie, deve estar baseada em regras definidas pelas organizações e devem ser cumpridas pelos que operam , seja, capital humano ou máquina. Temos a consciência que na maioria da empresas existem estas regras definidas, porém poucos organizações conseguem fazer com que estas regras sejam sistêmicas gerando a pró-atividade sistêmica, ao ponto que todos(Capital Humano) que estão envolvidos nelas(Operações), conseguem direcionar toda a energia para as exceções que realmente tem que ser tratadas no exato momento da sua ocorrência.
Podemos se perguntar, é claro, que toda a regra também pode ser melhorada, entretanto temos o entendimento que este é outro ponto a ser discutido e de tamanha relevância para toda e qualquer tipo de operação. Mas se pensarmos bem são dois processos distintos, e Regra esta para ser cumprida dentro de uma planejamento qualquer definido dentro de um estudo, e a exceção e tudo que foge da regra pré determinada, gerando assim um custo adicional que muito vezes por ele não ser monitorado, não conseguimos repassar aos clientes.
Um exemplo que cito muito e a questão do Titulo(Boleto), que alguns são registrados em Bancos outros não, e como sabemos que na maioria das organizações em algum momento pode se ter problema de Fluxo de Caixa, caso isto aconteça, qual você paga primeiro? É a mesma coisa com as operações, a empresa que conseguir criar uma operação sistêmica estará a frente no mercado, pois conseguirá discutir com seus clientes não melhores remunerações, mas sim melhores regras para suas operações, pois entendera e tratara as exceções da maneira correta.
Desde já agradeço pela atenção
Junior Cavalca - Divelog Soluções em Logística
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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
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2 comentários:
Caro Júnior, boa tarde! Não entendi muito bem a sua preocupação com relação às regras e as suas (quase sempre presentes) excessões. Para que haja um embasamento técnico nesta discussão é preciso, antes de mais nada, sabermos sobre o que estaremos falando. Explico: o que você chama de "regras" pode ser, como eu entendo, a parametrização ou formalização do "modus operandi" de cada atividade. Poruqe eu chamo de parametrização? Porque não podemos tratar logística como uma fórmula de cálculos pré definidos. Há parâmetros! Quando falamos em parâmetros dizemos que os valores podem variar de "0" a "100" ou restringirmos os mesmos para "0" a "25", por exemplo. Temos que ter "folgas" em nossos projetos que permitam transcendermos as espectativas de sucesso. Os rigores a estes parâmetros só podem ser contábeis (não se gasta mais do que se arrecada) e, mesmo para isto, não há verdade inconteste. Crie regras para que fique claro para todos "como deve ser feito", mas deixe claro, também, o que pode ocorrer com os desvios de padrão. A improvisação é condenável e pouco admissível, mas é o fator de risco dos que sabem criar e usam a imaginação. A solução, talvez, seja transformar a fuga da regra em uma nova regra, principalmente se ela estiver fazendo bem às organizações.
Abraços,
Odair da Silva
Odair, Boa Noite
Concordo com você, porém hoje não separamos nada de nada.....desculpa estar sendo enfático, mas é que temos muitos problemas na logística brasileira......e não sabemos em números reais onde estão os gargalos....por isto falo em regra e excessão, por pior que seja as regras...as empresas não conseguem separá-las das excessão não conseguindo enxergar em tempo real suas operações....
Agradeço e estamos aberto a discussão para que possamos reduzir o custo logístico no Brasil
Junior Cavalca
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