quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gestão por Cenários


Como o mundo cada vez mais globalizado, fica mais difícil concorrer com nações mais desenvolvidas e que buscam a excelência. Tenho acompanhado alguns movimentos nos últimos anos, e vejo que estamos atrasados em média 8 anos na questão de Tecnologia de Informação e SGI (Sistemas de Informações Gerenciais).
Iniciamos a evolução na questão de ERP, na qual estamos ainda um pouco lentos, passando pelo BI e por ultimo e mais recente, que já esta se falando em nações mais desenvolvidas, a Gestão por Cenários.
Se queremos nos tornar uma nação forte e competitiva, temos que recuperar estes 10 anos de atraso o mais rápido possível, em 2 ou 3 anos. Sei que é uma tarefa difícil, mas não impossível desde que tenhamos a consciência que isto será importante e nos trará bons resultados.
Venho lendo e estudando sobre o assunto Gestão das Empresas através de Cenários. Abaixo mensiono um trecho do Livro “Tudo é Obvio, desde que você saiba a resposta”, para explicar um pouco melhor sobre o assunto:
“A Abordagem de Raynor para o gerenciamento da incerteza por meio da flexibilidade estratégica certamente e intrigante. Entretanto, é também uma processo que consome bastante tempo – Construir cenários, decidir o que e central e o que é contingente, identificar barreiras estratégicas, e daí em diante – e necessariamente desvia a atenção da questão da mesma forma importante de gerenciar uma empresa. De acordo com Raynor, o problema com a maioria das empresas é que seus dirigentes ,ou seja, o quadro de diretores e executivos, passam tempo demais gerenciando e otimizando estratégias que já existem – o que ele chama de gerenciamento operacional – e tempo de menos pensando sobre incertezas estratégicas. Em vez disto, ele afirma que seria preciso dedicar todo o seu tempo ao gerenciamento das incertezas estratégicas, deixando o planejamento operacional para os chefes de cada departamento. Em suas palavras, “o corpo de diretores e executivos de uma organização não deveria se preocupar primeiramente com a performace a curto prazo da organização, mas ocupar-se com a criação de opções estratégicas para os departamentos operacionais”.
           
Em breve comentarei sobre um projeto que estamos desenvolvendo sobre administração através de ferramentas ERP e BI, pois estas duas ferramentas são o alicerce para construir um planejamento de gestão através de Cenários.
Abraço,
Junior Cavalca

Nenhum comentário: