A preocupação com nossos clientes e de fundamental importância para as empresas de uma modo geral, pois se eles não existirem não há possibilidade de sobrevivência da Organização.
Portanto, muitas vezes se preocupamos demais com os Clientes Externos, e não se preocupamos com as pessoas que fazem a organização sobreviver, ou seja, os colaboradores fazendo que com isto muitas vezes não se da um atendimento ideal e necessário para o Clientes.
Através desta preocupação das empresas, surgiu o termo Endomarketing, ou seja, marketing interno.
Seguem algumas definições sobre Endomarketing(Marketing Interno):
“Marketing interno deve ser entendido como uma estratégia de gerenciamento cujo objetivo é assegurar que todos os funcionários compreendam e vivenciem o negócio, desenvolvendo neles uma consciência da importância central dos clientes.”
Grönroos, 1993
“Marketing Interno ou Endomarketing podem ser definidos como um conjunto de ações que têm como objetivo tornar comum, entre funcionários de uma mesma empresa, objetivos, metas e resultados.”
Brum, 1994
“Endomarketing é o grupo de ações de marketing para o público interno das organizações.”
Bekin, 1994
“Projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus funcionários com a empresa.”
Cerqueira, 1994
Como podemos perceber, fica claro que todas as empresas precisam e necessitam investir em Marketing Interno ou Endomarketing, pois a comunicação interna sobre o posicionamento que empresa pretende no presente e no futuro necessita estar muito bem definida e divulgada para todos os seus colaboradores independente da Hierarquia ocupada na empresa.
Temos exemplos de empresas que estão investindo pesado neste assunto e estão obtendo resultados extremamente satisfatórios tanto na questão financeiros, como em satisfação dos colaboradores em Participar da Organização.
Portanto, todas as organizações independente do tamanho, deveriam pensar em como desenvolver esta nova ferramenta dentro das suas organizações pois esta mais que comprovado que traz resultados interessantes.
Desde já agradeço pela atenção de todos.
Junior Cavalca – Divelog Soluções em Logística.
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quarta-feira, 1 de outubro de 2008
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