sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Marketing de Relacionamento

O assunto Marketing de Relacionamento é relativamente novo em relação as empresas. Muitas empresas não conhecem por este título e sim pelo titulo de CRM pois empresas entendem como um sistema de informática que faz o marketing de relacionamento, porém e um assunto muito maior que um sistema de informática, podemos dizer que um processo gerenciado por um sistema.
O Sistema de Informática(CRM), não pode ser visto com um produto fim e sim um meio para criar um bom Sistema de Relacionamento, e para que isto aconteça você precisa definir o processo dos seu CRM junto com toda a equipe da organização e um dos fatores mais importantes para que seja um sistema de SUCESSO, tem que se envolver toda a ALTA direção da Empresa, pois querendo ou não, este tipo de ação ou processo e um MUDANÇA de cultura dentro da organização.
Portanto o marketing de relacionamento e uma filosofia cultural das empresas em como atender seus clientes e saber diferenciá-los.
“Gerenciar o relacionamento com clientes não e uma atividade de Marketing ou Tecnologia. Representa a cultura e objetivo de uma empresa, determina quais estratégias serão adotadas e como cada ação impacta no valor da sua base de Clientes”, esta a definição de Weslyeh Mohriak presidente da Peppers & Rogers Group.
Através deste breve texto acima, o que vemos em muitas empresas de transportes fazer é classificar os clientes pelo faturamento que geram para a empresa, porém muitos destes clientes são deficitários para as empresas. Outro ponto que pode se discutir no marketing de relacionamento, e que através de uma boa estratégia sobre marketing de relacionamento você possa identificar os principais anseios dos clientes mais lucrativos da empresa, fazendo com que isto se possa dar uma atendimento diferenciado para os mesmo, gerando assim mais fidelidade e consequentemente mais lucratividade em relação ao cliente em questão.
Entretanto, todos nos temos a consciência, que implementar um novo processo e um nova cultura dentro das organizações não e uma tarefa fácil, devido as resistências, até porque, criar este tipo de processo e conceito de selecionar clientes, deve ser minuciosamente analisado para não cometer erros e julgar os clientes de forma equivocada.
Portanto, sabemos que implantar um bom CRM dentro das organizações será de fundamental importância para a sobrevivências das empresas, portanto, busque se interar do assunto e analisar este tipo de ferramenta, não como um sistema de Informática e sim como uma cultura organizacional, onde todos os colaboradoras da empresa entende o processo e possam “ENCANTAR OS CLIENTES” a verdadeira razão de ser das empresas.
Quem tiver o interesse em aprofundar mais sobre o assunto, favor contatar que tenho alguns matérias sobre o assunto.

Desde já agradeço pela atenção

Junior Cavalca – Divelog Soluções em Logística.
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