quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Produtividade no Transporte Rodoviario de Cargas(TRC)

O Caminhão esta para a Transportadora como a maquina esta para a Indústria?
Se sim, porque então achamos normal quando um caminhão fica a dia inteiro para descarregar na frente de um grande Varejista.
Portanto vamos fazer um cálculo Rápido.
Caminhão=Máquina, capacidade de produção = 24horas 7 dias semana 30 dias mês = 720 horas de produção mensal.
A velocidade média no Brasil e de 55KM/hora.
Então chegamos a conclusão que um caminhão teria a capacidade de produzir 39.600Km por mês.
Sim sabemos que como é uma maquina tem a questão da Manutenção, a questão do ser Humano que conduz esta máquina, dentre outros fatores, mas também podemos concluir que em relação a média nacional é de que um caminhão roda 13mil KM/mês, isto que dizer que ele produz 32% da sua capacidade. Dentro que qualquer industria, seria aceitável uma máquina produzir apenas 32% da sua capacidade? Acredito que não, mas o que mais chama atenção é como nos transportadores administramos estes indicadores e gargalos dentro das nossas empresas.
Se eu perguntar, você que esta lendo este texto, você tem este número qual a produtividade de sua FROTA? Saberia me dizer qual o cliente que mais contribui para esta inoperância do seu veículo, você mensura quanto tempo ele demora para o carregamento, qual o tempo de descarga no clientes?
OBS – Estou desconsiderando valores de Frete, pois com certeza não vale a pena rodar mais sem ter ganho na operação...Partimos do princípio, que as operações sejam lucrativas.
Gostaria de deixar aqui uma forma para que possamos refletir sobre o assunto, e gostaria que todos contribuíssem para que este assunto não ficasse só em palavras mas também pudesse começar a ter algumas atitudes sobre o TÓPICO.
Desde já agradeço pela atenção
Junior Cavalca - Divelog Solucoes em Logistica

Tel (51) 98062711
ID 55*105*102044
MSN juniorcavalca@hotmail.com
Skype junior.cavalca
e-mail junior@divelog.com.br
Home Page www.divelog.com.br

Grupos Divelog/Junior

Orkut junior cavalca
Facebook junior cavalca
Linkedin junior cavalca
Twitter diveloglog

Nenhum comentário: