Estive presente na 14ª Transposul,
onde mais uma vez o grande assunto em pauta foi a nova lei do Motorista (12.619/2012),
que já comentei aqui no BLOG. Esse é um assunto que ainda continuará em pauta
nos próximos anos.
Mas
não foi só esta nova lei que chamou a atenção dos participantes. Este ano a
feira contou com a exposição de todas as montadoras que atuam no Brasil além
daquelas que em breve estarão atuando no mercado nacional, como a Holondesa
DAF. Depois da Fenatran – Feira Nacional do Transporte, a Transposul se
consolida como uma das feiras mais importantes do Brasil ate por ser realizada
anualmente.
Uns dos caminhões que mais chamou a
atenção foi o 25-280 da Man Latin
America, por ter uma tecnologia onde não precisa o uso da ARLA. Na Scania o grande sucesso foi o
8X4 que sai original de Fabrica, gerando assim um ganho na capacidade de carga
de aproximadamente 15%.
Outro ponto que atraiu minha atenção
foi a questão dos preços e condições oferecidos na feira pelas montadoras, que
chegaram a oferecer caminhão 460 a R$ 320.000,00. (E olha que era uma das
montadoras mais tradicionais do Brasil!).
Focando
em gestão e tecnologia, vi a bomba de abastecimento inteligente, onde
você pode ter todos os abastecimentos interligados com o seu ERP, gerando assim
uma redução no trabalho de lançamentos de NF do Abastecimento Interno. E para
quem não possui o ERP a própria empresa tem uma solução do controle de media
para todos os abastecimentos realizados pelo produto, gerando assim uma grande
quantidade de informações.
Vimos
também a questão das empresas de Soluções em Rastreamento falando sobre o Controle de Jornada. Na minha opinião
mais uma vez os transportadores estarão adquirindo uma solução tendo um custo
sem necessidade, pois a solução e o desenvolvimento deste tipo de produto é
muito mais simples do que se pensa.
Gostaria de parabenizar a ABTI e
a APEX pelo evento realizado durante a Transposul: 3ª Rodada Sul-Americana de Fretes e Cargas 2012.
Clique
aqui para ler notícias sobre a Transposul no site da ABTI.
Abraço,
Junior Cavalca
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