Este assunto não
é novidade aqui no Blog, tendo já falado em dois momentos sobre Transelevadoresou Armazéns Automatizados. Ainda assim gostaria de abordar novamente esse tema,
pois estamos percebendo que todos os segmentos, como indústria, transporte e governo
estão olhando para a logística como uma das únicas saídas para a continuidade
do crescimento econômico brasileiro.
No entanto, para que isto
aconteça temos que investir em vários pontos da Infraestrutura brasileira como
PORTOS, AEROPORTOS, RODOVIAS e FERROVIAS. Assim volto a falar de
Transelevadores.
A cultura dos Transelevadores
nos mostram que é possível trazer uma redução muito grande de perdas, como
avarias, e otimização de espaços. Com o crescimento de grandes centros como São
Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre os valores do m² estão
cada diz mais altos, sendo mais uma razão para fazermos uma melhor utilização
do espaço físico.
Uma solução encontrada foi verticalizar os
armazéns, podendo chegar a uma altura de ate 30m. Isso quer dizer que num
armazém tradicional ocuparíamos um espaço físico(área) de 30mil m², e
com a técnica dos transelevadores reduziríamos em aproximadamente 57% em utilização
de terreno para a mesma operação, pois seriam utilizados aproximadamente 13mil m².
Tive a oportunidade de
participar de um projeto onde teríamos que fazer a comparação entre um modelo
tradicional e transelevador. Concluiu-se que o modelo de Armazéns Automatizado é
realmente a melhor solução, sendo que o valor da área onde este projeto foi
desenvolvido era de baixo valor por m².
Mesmo que elas sejam de uma
mudança radical na forma de operar e pensar, precisamos quebrar paradigmas e
mudar a cultura das pessoas e das organizações, para que o Brasil continue
crescendo.
Caso tenha interesse, me coloco
a disposição para falar mais sobre o projeto que participei sobre Modelo
Tradicional X Transelevadores.
Para visualizarem
essa técnica sugiro a visualização desses vídeos abaixo.
Armazém Automatizado Bertolini - Transelevador
Logística NATURA
Tive a
oportunidade de conhecer pessoalmente o modelo de Logística da Natura, que já
trabalha com Transelevadores, e posso afirmar que a Natura só é o que é hoje por
ter colocado num dos seus pilares estratégicos a LOGISTICA.
Abraços e muito
obrigado pela atenção.
Junior Cavalca
Nenhum comentário:
Postar um comentário