sexta-feira, 11 de maio de 2012

Li num livro...Diferente


Li o livro Diferente da autora Yougme Moon, recomendo!
Gostaria de transcrever o trecho das páginas 63, 64 e 65 que chamou muito minha atenção por refletir o que sempre vivemos. Mostra que andar e caminhar conforme a maré não tem relação com quem busca alçar voos mais altos, buscando e tentando achar soluções melhores.

Imaginaremos uma categoria em que dez empresas se vissem obrigadas a operar sem ver o que as outras estão fazendo. Ou, para sermos mais específicos, uma categoria que os dez concorrentes teriam que tomar suas próprias decisões de negócio – sobre o que oferecer, como inovar, como precificar, como anunciar etc – sem o beneficio de saber onde eles se encontram em relação aos outros. Qual seria o resultado?
Eu diria que você tem dez empresas se dedicando a estratégias completamente diferentes. Ou, para usar a linguagem deste capitulo dez pássaros voando em direções totalmente distintas.
Por favor, não estou dizendo que o mundo dos negócios deva funcionar assim. Estou mostrando a situação contrária para provocar não para prescrever. Mesmo assim para dar um passo a mais neste cenário, o que você acha que aconteceria com estas empresas depois que elas estivessem voando?
Eu diria que algumas com certeza, morreriam rapidamente, algumas provavelmente continuariam a voar sem maiores contratempos.... Mas, o que é mais importante, umas duas poderiam alçar voos para lugares realmente extraordinários.
Nesse mesmo sentido, como professora, eu aprendi, que quando eu tenho que passar um trabalho grande para os meus alunos, existem duas maneiras de fazer esta abordagem.

Mesmo no cenário atual que estamos inseridos, existem pessoas que conseguem desviar da maré e criar alternativas para melhorar de alguma forma a humanidade.  Atualmente está em pauta nomes como o Google, Steve Jobs, no entanto poderia ser bem melhor, se nos incentivássemos a ver outros horizontes, buscando assim mudar o mundo...

Diferente / Yougme Moon ; ilustrações Lynn carruthers ; tradução Gabriel Zide Neto – Rio de Janeiro : Best Business, 2011.

Nenhum comentário: