Você deve estar acompanhando as notícias de greve de ônibus, de trem, metro...
Resolvi pegar esse gancho e falar sobre mobilidade urbana!
Já pensou em deixar o carro de lado para usar a bicicleta? Soa estranho essa solução para encarar as greves que estão nos cercando? Pois muitas cidades estão percebendo essa tendência em logística urbana, uma vez que cada vez mais pessoas estão optando por essa alternativa que economiza tempo, dinheiro, pode causar menos stress, mudar o humor, entre outros resultados benéficos para a pessoa e para o ambiente no qual ela transita.
As vantagens desse transporte são inúmeras, porém algumas cidades ainda não estão preparadas para receber um número expressivo de ciclistas circulando por vias movimentadas, disputando espaço com carros, motos e ônibus.
Quantos habitantes tem sua cidade? Parece inviável implantar ciclovias para facilitar o transporte e proporcionar mobilidade à população, oferecendo as condições necessárias para o deslocamento destas? Mas não é, conhece São Paulo?
No Município de São Paulo existem atualmente ciclovias, rotas de bicicleta e ciclofaixas definitivas e ciclofaixas operacionais de lazer. As Ciclovias foram implantadas ao longo do Rio Pinheiros, no Parque Linear do Alto Tietê, na Radial Leste, na Adutora Rio e no Butantã. Também foram implantadas Rotas de Bicicletas na região do Brooklin, Butantã e Moema.
Sem mencionar iniciativas em cidades estrangeiras como Paris, Londres, Amsterdã, Miami, São Francisco, entre outras.
Indico a leitura do texto Bicicletas como meio de transporte urbano, do portal Logística Descomplicada.
Abraço, quinta-feira tem mais!
Júnior Cavalca
Nenhum comentário:
Postar um comentário