terça-feira, 29 de maio de 2012

Mobilidade Urbana


    Estive em São Paulo para algumas reuniões e eventos, e aproveitei a estadia na grande metrópole para experimentar os meios de Transporte Publico. Testei a integração entre o Metro e o Ônibus, e fiz uma análise da qualidade Transporte Publico e a relação deste com o trânsito (diga-se congestionamento) da cidade.
    Fiquei surpreso! Às vezes fizemos um pré-julgamento do transporte publico, considerando que estes possuem má qualidade, no entanto me deparei com uma realidade muito mais próxima da solução. Claro que há problemas, mas se melhorarmos um pouco a qualidade do transporte público no Brasil garanto que muitas pessoas, não apenas em São Paulo, utilizariam muito mais essas alternativas.
    Alguns pontos me chamaram a atenção. Para melhorar esse tipo de transporte poderiam melhorar a informação das linhas de Ônibus, pois para que eu conseguisse chegar ao meu destino tive que perguntar para muitas pessoas qual o ônibus que passava naquela região, que parada ele passava e de quanto em quanto tempo. Foi difícil, mas quanto à qualidade não senti nenhum dificuldade. Importante ressaltar que essa minha experiência não era horário de rush e sim bem cedo da manha.
    A superlotação realmente é um problemas, mas que pode ser resolvido com a disponibilização de mais ônibus durante os horários com mais movimento. Para isso, já que envolve um investimento alto, a população tem que ter a consciência que o transporte público é um bom meio de locomoção. Deveríamos exigir dos nossos governantes um transporte publico de qualidade, onde com certeza toda a sociedade sairia ganhando.
    Escrevo esta experiência que tive em São Paulo para mostrar minha opinião contraria as restrições dos caminhões na cidade.
Para os governantes é muito mais fácil atingir um segmento do que mudar a cultura de toda uma sociedade. Entretanto, temos que lembrar que todo este movimento e mudança com as restrições eleva o custo de Transporte e Distribuição dentro das metrópoles, gerando assim um aumento no custo do Produto devido à cadeia de abastecimento se basear no transporte.

Júnior Cavalca

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