Estive em São Paulo para algumas
reuniões e eventos, e aproveitei a estadia na grande metrópole para experimentar
os meios de Transporte Publico. Testei a integração entre o Metro e o Ônibus, e
fiz uma análise da qualidade Transporte Publico e a relação deste com o trânsito
(diga-se congestionamento) da cidade.
Fiquei surpreso! Às vezes fizemos um pré-julgamento
do transporte publico, considerando que estes possuem má qualidade, no entanto
me deparei com uma realidade muito mais próxima da solução. Claro que há
problemas, mas se melhorarmos um pouco a qualidade do transporte público no
Brasil garanto que muitas pessoas, não apenas em São Paulo, utilizariam muito mais
essas alternativas.
Alguns pontos me chamaram a atenção.
Para melhorar esse tipo de transporte poderiam melhorar a informação das linhas
de Ônibus, pois para que eu conseguisse chegar ao meu destino tive que
perguntar para muitas pessoas qual o ônibus que passava naquela região, que
parada ele passava e de quanto em quanto tempo. Foi difícil, mas quanto à
qualidade não senti nenhum dificuldade. Importante ressaltar que essa minha experiência
não era horário de rush e sim bem
cedo da manha.
A superlotação realmente é um
problemas, mas que pode ser resolvido com a disponibilização de mais ônibus
durante os horários com mais movimento. Para isso, já que envolve um
investimento alto, a população tem que ter a consciência que o transporte público
é um bom meio de locomoção. Deveríamos exigir dos nossos governantes um
transporte publico de qualidade, onde com certeza toda a sociedade sairia ganhando.
Escrevo esta experiência
que tive em São Paulo para mostrar minha opinião contraria as restrições dos
caminhões na cidade.
Para os
governantes é muito mais fácil atingir um segmento do que mudar a cultura de
toda uma sociedade. Entretanto, temos que lembrar que todo este movimento e
mudança com as restrições eleva o custo de Transporte e Distribuição dentro das
metrópoles, gerando assim um aumento no custo do Produto devido à cadeia de
abastecimento se basear no transporte.
Indico a leitura de dois textos
publicados no portal da NTC: Restrição não reduz lentidão na Pinheiros e Motoristasnão percebem melhoria porque limitar tráfego é medida paliativa.
Júnior Cavalca
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