Conforme mencionei no último post, estive presente no Seminário Técnico da NTC Logística onde o principal assunto foi o novo estatuto do motorista.
As novas regras farão com que o setor do TRC (Transporte Rodoviario de Cargas) se adapte de uma forma imposta. Ainda que saibam que esta foi uma decisão necessária, as empresas ainda estão confusas com a mudança.
Veremos que esta mudança será benéfica para as empresas que querem um setor mais organizado e sério, no entanto as adaptações envolverão todo o setor econômico no Brasil, pois haverá aumento de custo nas operações de Transportes que será repassado aos clientes e consequentemente ao consumidor final.
Temos acompanhado muitos casos de aventureiros no mercado e uma coisa que vejo com esta nova lei é que todo aventureiro irá pensar mais antes de entrar no mercado de transportes. Os primeiros passos estão sendo dados, ainda temos uma caminhada longa, mas estamos conseguindo regrar o setor.
Outro fator a ser mencionado é que a partir de agora vamos conseguir mensurar o nosso passivo trabalhista, coisa que antes da lei era impensável, pois éramos julgados pela lei do Trabalhador comum, sendo um segmento que tem suas próprias características.
Os problemas do setor ainda são inúmeros, entre eles cito a deficiência na infraestrutura, falta de mão de obra qualificada, dentre outros. Mas o Brasil está acordando para essa realidade e aprendendo como na maioria das vezes, na dor...
Após o evento conversando com um Lider do Setor, onde ele contava de uma de suas viagens, ouviu o seguinte comentário: Quanto representa o segmento de Transporte no PIB dos Países? E a resposta dele foi ótima: Ele é imensurável, pois como vou mensurar uma coisa que é intangível, pois sem transporte, nenhum país consegue viver...
Junior Cavalca
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