quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mobilidade Urbana II

     Você deve estar acompanhando as notícias de greve de ônibus, de trem, metro...
      Resolvi pegar esse gancho e falar sobre mobilidade urbana!
    Já pensou em deixar o carro de lado para usar a bicicleta? Soa estranho essa solução para encarar as greves que estão nos cercando? Pois muitas cidades estão percebendo essa tendência em logística urbana, uma vez que cada vez mais pessoas estão optando por essa alternativa que economiza tempo, dinheiro, pode causar menos stress, mudar o humor, entre outros resultados benéficos para a pessoa e para o ambiente no qual ela transita.
     As vantagens desse transporte são inúmeras, porém algumas cidades ainda não estão preparadas para receber um número expressivo de ciclistas circulando por vias movimentadas, disputando espaço com carros, motos e ônibus.
    Quantos habitantes tem sua cidade? Parece inviável implantar ciclovias para facilitar o transporte e proporcionar mobilidade à população, oferecendo as condições necessárias para o deslocamento destas? Mas não é, conhece São Paulo?
    No Município de São Paulo existem atualmente ciclovias, rotas de bicicleta e ciclofaixas definitivas e ciclofaixas operacionais de lazer. As Ciclovias foram implantadas ao longo do Rio Pinheiros, no Parque Linear do Alto Tietê, na Radial Leste, na Adutora Rio e no Butantã. Também foram implantadas Rotas de Bicicletas na região do Brooklin, Butantã e Moema.
     Sem mencionar iniciativas em cidades estrangeiras como Paris, Londres, Amsterdã, Miami, São Francisco, entre outras.
     Indico a leitura do texto Bicicletas como meio de transporte urbano, do portal Logística Descomplicada.
Abraço, quinta-feira tem mais!
Júnior Cavalca

terça-feira, 29 de maio de 2012

Mobilidade Urbana


    Estive em São Paulo para algumas reuniões e eventos, e aproveitei a estadia na grande metrópole para experimentar os meios de Transporte Publico. Testei a integração entre o Metro e o Ônibus, e fiz uma análise da qualidade Transporte Publico e a relação deste com o trânsito (diga-se congestionamento) da cidade.
    Fiquei surpreso! Às vezes fizemos um pré-julgamento do transporte publico, considerando que estes possuem má qualidade, no entanto me deparei com uma realidade muito mais próxima da solução. Claro que há problemas, mas se melhorarmos um pouco a qualidade do transporte público no Brasil garanto que muitas pessoas, não apenas em São Paulo, utilizariam muito mais essas alternativas.
    Alguns pontos me chamaram a atenção. Para melhorar esse tipo de transporte poderiam melhorar a informação das linhas de Ônibus, pois para que eu conseguisse chegar ao meu destino tive que perguntar para muitas pessoas qual o ônibus que passava naquela região, que parada ele passava e de quanto em quanto tempo. Foi difícil, mas quanto à qualidade não senti nenhum dificuldade. Importante ressaltar que essa minha experiência não era horário de rush e sim bem cedo da manha.
    A superlotação realmente é um problemas, mas que pode ser resolvido com a disponibilização de mais ônibus durante os horários com mais movimento. Para isso, já que envolve um investimento alto, a população tem que ter a consciência que o transporte público é um bom meio de locomoção. Deveríamos exigir dos nossos governantes um transporte publico de qualidade, onde com certeza toda a sociedade sairia ganhando.
    Escrevo esta experiência que tive em São Paulo para mostrar minha opinião contraria as restrições dos caminhões na cidade.
Para os governantes é muito mais fácil atingir um segmento do que mudar a cultura de toda uma sociedade. Entretanto, temos que lembrar que todo este movimento e mudança com as restrições eleva o custo de Transporte e Distribuição dentro das metrópoles, gerando assim um aumento no custo do Produto devido à cadeia de abastecimento se basear no transporte.

Júnior Cavalca

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Premio do Melhor Motorista de Caminhões do Brasil

Em conjunto com a nova lei foi lançado no Seminário Técnico da NTC Logística o Premio do Melhor Motorista de Caminhões do Brasil.
A competição é organizada pela empresa Scania desde 2003. Mais de 100.000 motoristas de caminhões pesados já participaram. Quer saber como participar? Clique aqui.

A Scania apresentou um vídeo que mostra a realidade de um motorista em uma das estradas mais desafiadoras  que existem, em Celendin, Peru. Vale assistir, são menos de 3min de vídeo.


A Comjovem apóia esta iniciativa!


terça-feira, 22 de maio de 2012

Nova Lei do Estatuto do Motorista

     Conforme mencionei no último post, estive presente no Seminário Técnico da NTC Logística onde o principal assunto foi o novo estatuto do motorista.
     As novas regras farão com que o setor do TRC (Transporte Rodoviario de Cargas) se adapte de uma forma imposta. Ainda que saibam que esta foi uma decisão necessária, as empresas ainda estão confusas com a mudança.
     Veremos que esta mudança será benéfica para as empresas que querem um setor mais organizado e sério, no entanto as adaptações envolverão todo o setor econômico no Brasil, pois haverá aumento de custo nas operações de Transportes que será repassado aos clientes e consequentemente ao consumidor final.
     Temos acompanhado muitos casos de aventureiros no mercado e uma coisa que vejo com esta nova lei é que todo aventureiro irá pensar mais antes de entrar no mercado de transportes. Os primeiros passos estão sendo dados, ainda temos uma caminhada longa, mas estamos conseguindo regrar o setor.
     Outro fator a ser mencionado é que a partir de agora vamos conseguir mensurar o nosso passivo trabalhista, coisa que antes da lei era impensável, pois éramos julgados pela lei do Trabalhador comum, sendo um segmento que tem suas próprias características.
     Os problemas do setor ainda são inúmeros, entre eles cito a deficiência na infraestrutura, falta de mão de obra qualificada, dentre outros. Mas o Brasil está acordando para essa realidade e aprendendo como na maioria das vezes, na dor...
     Após o evento conversando com um Lider do Setor, onde ele contava de uma de suas viagens, ouviu o seguinte comentário: Quanto representa o segmento de Transporte no PIB dos Países? E a resposta dele foi ótima: Ele é imensurável, pois como vou mensurar uma coisa que é intangível, pois sem transporte, nenhum país consegue viver...

Junior Cavalca

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Seminário Técnico NTC Logística


Amanhã estarei em São Paulo para mais um evento!
Desta vez presenciarei um embate que o setor terá que enfretar sobre a nova lei do Motorista, que regulamenta a profissão. Porém a lei surge com muitos entraves para o segmento de transportes, como a falta de mão de obra, de infraestrutura e ainda como será mensurada as horas de jornada de trabalho...
Por isto participarei do evento onde discutiremos todos os impactos que esta lei irá causar no segmento, evento este que será realizara na NTC.
No evento a Scania lançará a competição “Melhor Motorista de Caminhão doBrasil”, ação organizada pela empresa.
Na volta conto como foi a experiência!
Abraço!
Júnior Cavalca

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Visita a Scania com Grupo da Comjovem Uruguaiana


Como Sucessor da Transporte Unidão, estive presente nos dias 9 e 10 de Maio na visita técnica à fábrica da Scania em São Bernardo do Campo com o Grupo da Comjovem Uruguaiana.
Primeiramente a visitação a fabrica contemplou os elos de produção, cambio, motores, e cabina, depois de visitarmos a linha de produção foi realizado um teste drive com os caminhões, e para finalizar fomos recepcionados no restaurante da Scania com um belo almoço. De brinde ainda nos apresentaram toda a nova linha Scania!


Foi uma oportunidade para aprender ainda mais sobre a nova regra do Euro V*, que apesar de serem mais ecológicos, possuem alguns entraves em relação a Arla (Ureia), que serve como potencializador para redução de emissão de gases poluentes.
Os novos caminhões com tecnologia Euro V vem sendo fonte de discussões no mercado, pois ainda que tenham conseguido reduzir o consumo de combustível, o preço do Diesel atualmente está mais caro no mercado. Assim, em função da relação do preço x redução do consumo de Diesel não ser equilibrada, aumentaria o custo da operação.


No período destinado à visita tivemos um tempo livre que aproveitei para visitar o novo CD de uma das maiores redes varejistas do Brasil, em Arujá a 30KM de SP, de 180 Mil m². Sempre otimizando meu tempo!

*Atualmente o Brasil utiliza o padrão Euro III, que na Europa foi abandonado em 2005. Com o novo sistema, Euro V, a emissão de material particulado será reduzida em 80% e a de Oxido de nitrogênio, o NOx, em 60%.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Somos infinitas possibilidades


"Somos infinitas possibilidades", esse é o slogan da campanha institucional da Unisinos de 2012.
Ontem assisti o comercial da universidade e percebi que a relação com essa parte do livro, que acabei de postar aqui no Blog.

Assistam que vale a pena!


Li num livro...Diferente


Li o livro Diferente da autora Yougme Moon, recomendo!
Gostaria de transcrever o trecho das páginas 63, 64 e 65 que chamou muito minha atenção por refletir o que sempre vivemos. Mostra que andar e caminhar conforme a maré não tem relação com quem busca alçar voos mais altos, buscando e tentando achar soluções melhores.

Imaginaremos uma categoria em que dez empresas se vissem obrigadas a operar sem ver o que as outras estão fazendo. Ou, para sermos mais específicos, uma categoria que os dez concorrentes teriam que tomar suas próprias decisões de negócio – sobre o que oferecer, como inovar, como precificar, como anunciar etc – sem o beneficio de saber onde eles se encontram em relação aos outros. Qual seria o resultado?
Eu diria que você tem dez empresas se dedicando a estratégias completamente diferentes. Ou, para usar a linguagem deste capitulo dez pássaros voando em direções totalmente distintas.
Por favor, não estou dizendo que o mundo dos negócios deva funcionar assim. Estou mostrando a situação contrária para provocar não para prescrever. Mesmo assim para dar um passo a mais neste cenário, o que você acha que aconteceria com estas empresas depois que elas estivessem voando?
Eu diria que algumas com certeza, morreriam rapidamente, algumas provavelmente continuariam a voar sem maiores contratempos.... Mas, o que é mais importante, umas duas poderiam alçar voos para lugares realmente extraordinários.
Nesse mesmo sentido, como professora, eu aprendi, que quando eu tenho que passar um trabalho grande para os meus alunos, existem duas maneiras de fazer esta abordagem.

Mesmo no cenário atual que estamos inseridos, existem pessoas que conseguem desviar da maré e criar alternativas para melhorar de alguma forma a humanidade.  Atualmente está em pauta nomes como o Google, Steve Jobs, no entanto poderia ser bem melhor, se nos incentivássemos a ver outros horizontes, buscando assim mudar o mundo...

Diferente / Yougme Moon ; ilustrações Lynn carruthers ; tradução Gabriel Zide Neto – Rio de Janeiro : Best Business, 2011.