Na última
terça-feira estive presente em mais um evento da Comjovem em Brasilia onde, em conjunto com o XII Seminário
Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, discutimos o momento atual do
segmento. Falamos sobre as tendências para o futuro onde o setor sofrerá várias
mudanças devido às varias leis que entrarão em vigor.
No II Congresso
Técnico Comjovem tivemos a palestra do Sr. Marcelo Patrus, presidente da
empresa Patrus Transportes. Muitos foram os pontos interessantes da sua
palestra, mas começarei falando sobre como trabalhar a potencialidade de cada
sócio.
Importante adequar
a estrutura da empresa sem o ego que
vemos muito nas empresas familiares. Marcelo conta que conseguiram isso com a
grande capacidade do seu pai, que identificou que entre os três irmãos existiam
diferenciais, onde um tinha forte característica expansionista, outro com uma
grande capacidade de Controlar custo e a filha com muita facilidade em articular
tudo isto, gerando assim a cultura dos 3
C´s da Patrus:
Cliente
Clima
Custo
Essa divisão
percebida pelo pai, já falecido, foi o grande divisor de águas para a Patrus.
Pois imagino que na dor e com o medo do futuro foi o que alavancou a empresa.
Mesmo tendo uma
ligação afetiva com os bens os três irmãos tiveram que vender tudo que tinham
conquistado, focando todas as forças nos negócios. Essa atitude fortaleceu a
imagem da Patrus, sendo admirada não só pelo setor, mas também no mundo
empresarial.
Outro tópico
abordado durante esta palestra foi o Benchmarking.
Mencionou que a Patrus está aberta para trocar ideias e informação, buscando
uma evolução com as melhores práticas, gerando assim uma maior rentabilidade do
negócio.
Um tema inusitado
foi abordado por Marcelo: entender as mulheres. Explicou que elas possuem
necessidades diferentes dos homens, portanto saber adequar estas necessidades à
estrutura empresarial é de suma importância para a organização.
Finalizando,
gostaria de deixar a minha satisfação por ter ouvido um empresário no porte do
Sr. Marcelo Patrus. Ele mostrou que pensa diferente, ilustrando que realmente
ser diferente é uma forma de sustentabilidade desde que esta diferença venha do
Coração.
Visível a razão para tanto sucesso da
empresa que ele coordena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário