quinta-feira, 21 de junho de 2012

Multimodalidade

      O segmento de transportes esta diante da maior mudança que o setor já viu nos último 60 anos no Brasil. Seja ele Rodoviário, Hidroviário, Ferroviário ou Aeroviário.
      Alguns fatores contribuem, como o Custo Logístico Brasil, que comparado ao resto do mundo é muito alto, a nova Lei da Jornada do Trabalho do Motorista, inovações na CLT, o Tempo de Direção e Inovações no Código de Transito Brasileiro introduzidas pela Lei Numero 12.619/2012, entre outros. Com todas estas mudanças temos que pensar em alternativas estruturais nos modais logísticos brasileiros, como a Integração dos modais existentes.
      Nós da Divelog já estamos falando há dois ou três anos sobre Intemodalidade e podemos mencionar alguns projetos em que estivemos envolvidos sobre plataformas Multimodais. Acreditamos que esta é uma alternativa para gerarmos espaço para todos, pois melhorando os custos logísticos conseguiríamos ter uma redução de preço nos produtos brasileiros e consequentemente poderíamos ser mais competitivos no mundo Global. Com isso geraríamos um crescimento econômico maior do que está acontecendo hoje, e aumentaríamos a demanda de Transportes entre todos os modais, dentre eles o Transporte Rodoviário de Cargas.

      Confira aqui material postado no Slideshare: Projeto polo petroquimico do sul triunfo.
      Para ilustrar a diferença entre Brasil X EUA, segue Mapa de Terminais Intermodais entre os dois países:


Continue acompanhando nosso Blog, pois falaremos mais sobre esse assunto aqui!

Abraços,
Junior Cavalca

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado,
A multimodalidades certamente proporcionará redução de custos, mas nos políticos tem de sensibilizar e reduzir a pesada carga tributária que recai sobre tudo neste país que tem a menor taxa, no mundo, de conversão impostos versos benefícios para o povo.