terça-feira, 7 de agosto de 2012

13º Congresso Internacional de Qualidade


Participei este mês do 13º Congresso Internacional de Qualidade que ocorreu em Porto Alegre. Ele é considerado o maior evento do mundo na área da Qualidade da Gestão.
           Foram dois dias de evento, no entanto pude participar apenas de um. Ainda assim valeu muito a pena pela qualidade das palestras. A primeira palestra que assisti foi do John Timmermann, Vice-Presidente da rede mundial de hotéis Marriott.
             Transcrevo aqui sábias frases dita por ele durante a palestra:
“A Vida no Plante é Imprevisível” - as Mudanças estão acontecendo cada Vez mais rápido;
“Ser ágil as ações/reações” - ter Felling de entender o que o mercado esta precisando e buscando;
“Pensar na Cultura da Organização como um todo” - pensar globalmente e agir Localmente;
“Não pode ter inovação sem processos de Qualidade” - se todo o dia você estiver “apagando incêndio”, não verá as oportunidades que estão muitas vezes ao alcance da empresa;
“Inovação de cada membro da força de Trabalho. O Grande X da Inovação/Melhores Práticas” - dar oportunidade a todos, incentivar a inovação na empresa;
“Melhora da Qualidade sempre Constante, definida pela voz do Cliente” - entender e compreender o que o Clientes quer e necessita, melhorando a qualidade.
E o grande recado que deixou foi que estamos num mundo em constante evolução e precisamos de dois aspectos para se manter no mercado: buscar ajuda nos colaboradores e na sociedade, e ser flexível às mudanças que o mundo globalizado está nos impondo de uma forma muito mais Rápida.
        Já na palestra do Harry West, CEO da Continuum, empresa representada no Brasil pela Symnetics, ele falou muito do potencial do Brasil. Disse que temos potencial para ser um país desenvolvido, pois pensamos muito em Comodities ao invés de pensarmos em criar e desenvolver... Deu como exemplo que a maioria da tecnologia que entra no Brasil vem pelas Multinacionais e não desenvolvidas aqui.
      West fez também uma comparação entre Brasil e EUA, mencionando que os EUA focam o cliente /Consumidor, já o Brasil defini suas estratégias baseado na visão e perspectiva da empresa. Precisamos entender mais o cliente e suas necessidades.
Achei fascinante o case da Tetra-Pack. Apresentaram a pesquisa que fizeram para a Tetra-Pack focando saber em como as pessoas bebiam os líquidos. Inseriram uma filmadora dentro de copos e identificaram três formas diferentes de ingerir o liquido, o que resultou na adequação da Tetra-Pack às necessidades dos consumidores. Fabricaram suas caixas de suco em três formatos diferentes para venderem seus sucos.
Lembrando que a Tetra-Pack é fabricante de embalagem, e investiu para facilitar as vendas dos seus clientes, que produzem e vendem o suco.
“É preciso colocar o seu Cliente no Centro da Inovação”.
           O especialista em Análise de riscos e oportunidades, Nicola Knoch, ministrou a terceira palestra, relacionando aos desafios globais. A abertura desta Palestra foi com o Dizer “Cada um tem um Caminho, porém convergindo todos junto para este caminho ser de um Futuro Melhor”.
          Concordo com ele, precisamos quebrar a barreira de enfrentar os desafios para que com isto possamos gerar oportunidades.
              Knoch nos mostrou os 3 Pilares da Sustentabilidade:
Economia
Ecologia
Sustentabilidade
Reativa
Ativa
Proativa
Cumpre a Lei
Resposta as Questões de Hoje
Longo Prazo
Quando as empresas olham para a economia, agem de uma forma reativa, ou seja, cumpre a Lei através das necessidades atuais. Quando pensam na ecologia estão ativa, pensando em se manter no mercado no dia a dia. Já as que pensam em Sustentabilidade são proativas ao mercado, sempre buscando soluções que o mercado ira necessitar a médio e longo prazo, estando sempre a frente.

“Precisamos repensar os Hábitos atuais, para que possamos ter um Futuro melhor e mais sustentável”.

Com certeza foi um dos eventos sobre Gestão mais interessante que participei, pois mostrou muito bem a realidade que estamos vivendo e as mudanças que estão acontecendo no mundo dos negócios, atingindo nossa nova forma de viver. Este evento do PGQP é um evento anual e vale muito a pena participar. Pela magnitude do mesmo podemos dizer que, depois do HSM ExpoManagement, é um dos melhores eventos de Gestão do Brasil.

Um grande abraço e ótima leitura.
Junior Cavalca

Nenhum comentário: