Viver
de serviços hoje exige muito conhecimento e atenção das empresas. Devido a sua
intangibilidade, apesar de acreditar que cada vez mais com a tecnologia estamos
conseguindo tangibilizar muitos serviços, temos que valorizar e avaliar o que
estamos oferecendo para o mercado.
Durante minha experiência na
Pós-Graduação em Marketing de Serviços(ESPM) Porto Alegre – RS recebi um
material falando sobre os 10 Problemas do Marketing de Serviços. Resolvi então
abordar esse tema aqui no Blog para de alguma forma tentar ajudar pois acredito
que podemos melhorar o nível dos Serviços no Brasil.
Vamos
aos erros:
1 – Responsabilidade do
Prestador: Este e um dos pontos chaves na prestação de serviço. Devido a sua
intangibilidade temos que deixar muito claro o que se esta oferecendo e de que
forma será oferecido para não gerar desgaste entre o cliente e a empresa. A clareza
passa pelo conhecimento que o ofertador tem do seu serviço e a visão que o comprador
tem do mesmo. Como o termo já diz, o prestador do serviço tem que ter
responsabilidade e cumprir o serviço regido pela ética e legalidade da
profissão;
2 – Incerteza do Cliente: quanto
mais conhecimento você tiver do serviço que está oferecendo, mais certeza e
confiança o cliente terá em adquiri-lo. Porém ainda temos muito a evoluir para
entender e compreender o que cliente quer comprar para diminuir as incertezas
dos clientes. Eduque seu cliente e faça o follow-up;
3 – Experiência essencial: na minha
opinião este é o grande ponto para não haver surpresas na vendas de serviços. Tendo
mais experiência e conhecimento no que você está ofertando, diminuirá a
insegurança do cliente.
Semana
que vem tem mais...
Abraço,
Junior
Cavalca
Nenhum comentário:
Postar um comentário