quinta-feira, 9 de agosto de 2012

10 Problemas do Marketing de Serviços


Viver de serviços hoje exige muito conhecimento e atenção das empresas. Devido a sua intangibilidade, apesar de acreditar que cada vez mais com a tecnologia estamos conseguindo tangibilizar muitos serviços, temos que valorizar e avaliar o que estamos oferecendo para o mercado.
Durante minha experiência na Pós-Graduação em Marketing de Serviços(ESPM) Porto Alegre – RS recebi um material falando sobre os 10 Problemas do Marketing de Serviços. Resolvi então abordar esse tema aqui no Blog para de alguma forma tentar ajudar pois acredito que podemos melhorar o nível dos Serviços no Brasil.
Vamos aos erros:
                1 – Responsabilidade do Prestador: Este e um dos pontos chaves na prestação de serviço. Devido a sua intangibilidade temos que deixar muito claro o que se esta oferecendo e de que forma será oferecido para não gerar desgaste entre o cliente e a empresa. A clareza passa pelo conhecimento que o ofertador tem do seu serviço e a visão que o comprador tem do mesmo. Como o termo já diz, o prestador do serviço tem que ter responsabilidade e cumprir o serviço regido pela ética e legalidade da profissão;
                2 – Incerteza do Cliente: quanto mais conhecimento você tiver do serviço que está oferecendo, mais certeza e confiança o cliente terá em adquiri-lo. Porém ainda temos muito a evoluir para entender e compreender o que cliente quer comprar para diminuir as incertezas dos clientes. Eduque seu cliente e faça o follow-up;
                3 – Experiência essencial: na minha opinião este é o grande ponto para não haver surpresas na vendas de serviços. Tendo mais experiência e conhecimento no que você está ofertando, diminuirá a insegurança do cliente.
               
Semana que vem tem mais...
Abraço,
Junior Cavalca

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